sábado, 28 de setembro de 2013


Filosovida da Vila...

Piso nas calçadas, ouço Noel e peço passagem na 28 de setembro.Com batuque no coração e alegria suburbana, a vida tem charme.
   

domingo, 22 de setembro de 2013

Divulgando...




Sobre o Simpósio


5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias busca cumprir mais uma vez sua meta de ser um fórum aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e discussões de ações pedagógicas implementadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores do ensino fundamental e médio para fornecer-lhes subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes dos diferentes níveis de escolaridade.
O tema do 5º Simpósio e 1º Colóquio será Aprendizagem móvel (m-learning) dentro e fora da escola com o objetivo de ampliar a discussão da temática para além das fronteiras brasileiras e trocar experiências com pesquisadores de outros países.

A Natureza do evento

Trata-se de evento acadêmico-cultural caracterizado fundamentalmente pela proposição de diversas atividades acadêmicas e artísticas simultâneas, divididas em modalidades para permitir a exposição de conceitos teóricos e experiências práticas sobre três eixos temáticoslinguagemaprendizagem e tecnologia, priorizados neste encontro.
Durante o evento haverá palestras realizadas por professores pesquisadores oferecendo à comunidade acadêmica e à sociedade civil em geral os resultados das investigações e relatos de suas ações pedagógicas efetuadas no âmbito escolar e universitário seja através de pesquisas científicas, seja por meio de projetos didático-pedagógicos bem sucedidos e até por ações de extensão aplicadas em escolas do ensino fundamental e médio.
Os participantes poderão apreciá-los e debatê-los e assim avaliar sua validade e analisar sua aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem seja reais ou virtuais.
Ao final do evento, os trabalhos apresentados e que tiverem a qualidade reconhecida pelos pareceristas ad hoc serão publicados nos Anais on-line e disponibilizados para a consulta pública pela Internet tal como vem sendo feito desde as edições anteriores deste Simpósio sob o ISSN 1984-1174 (http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quando se tem 15 anos

Ela me cercou logo no começo do ano, me deu o texto e pediu para que eu publicasse aqui. A vida corre, os escritos ficam guardados, mas aparecem na gaveta, quando simplesmente procurava o cartão do banco. Saudades dos meus 15 anos... 

Foto do texto original- Beatriz Cristina - 27/02/13
É tão bom estar gostando de alguém quando se tem 15 anos, gostando de uma pessoa que te faz sentir realizada, feliz. A melhor coisa do mundo aos 15 anos é isso, é como se eu tivesse me aventurando em um parque de diversões. No amor é assim, uma aventura, é uma diversão que nunca será esquecida.
Quando uma adolescente está apaixonada, vira totalmente a cabeça pelo garoto, ela passa a ficar imaginando umas ceninhas românticas que pode rolar entre ela e o garoto, o coração dela dispara quando o vê, ela deseja estar ao lado dele a todo momento, fica carinhosa, sensível, enfim... tudo o que uma garota sente quando gosta de um garoto. É bom gostar de alguém quando se tem 15 anos, dá pra sentir que alguma coisa na vida é interessante, importante, que é uma coisa legal de viver.
Sabe quando você está ali com quem você gosta, trocando beijos, carinhos e muitas juras de amor?...então, acho que não tem momento melhor que esse na vida. Isso sim é sensacional, uma lembrança que é de ficar marcada na memória pra sempre; essa sensação poucas pessoas sentem. Apenas os privilegiados conseguem ter, é como querer voar e não ter asas, é com querer ser um papagaio e não poder falar, é errar e aprender com os próprios erros.

Onde há sentimento verdadeiro e bonito, tem uma fortaleza indestrutível, que nada, nem ninguém é capaz de derrubar. E se alguém tentar com a maldade, o amor... responde com a felicidade.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Rimo e rimos

                                                      Paulo Leminski
Passarinho parnasiano,
nunca rimo tanto como faz.
Rimo logo ando com quando,
mirando menos com mais.
Rimo, rimo, miras, rimos,
como se todos rimássemos,
como se todos nós rissemos
se amar fosse fácil.

Perguntarem por que rimo tanto,
responder que rima é coisa rara.
O raro, rarefeitamente, para,
como para, sem raiva, qualquer canto.
Rimar é parar, parar para ver e escutar
remexer lá no fundo do búzio
aquele murmúrio inconcluso,
Pompeia, ideia, Vesúvio,
o mar que só fala do mar.

Vida, coisa, pra ser dita,
como é dita este fado que me mata.
Mal o digo e já meu dito se conflita
com toda a cisma que, maldita, me maltrata.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Informamos a todos, que do dia  10 a 13 de setembro, em Natal-RN, acontecerá o XIII 

Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 
Sobre as incrições:

Prezados representantes e integrantes dos Fóruns,

As informações sobre as inscrições para o XIII ENEJA nos e-mails dos representantes 
estaduais constam em nosso Portal www.forumeja.org.br/representantes . As inscrições 
foram liberadas a partir das 22h do dia 14 de agosto e vão até às 23h e 30m do dia 21 de 
agosto.
Lembramos que é de responsabilidade da representação de cada Fórum manter os dados 
atualizados em nosso Portal, enviando qualquer alteração para a equipe do Portal.
A programação em fase de construção consta no Portal http://forumeja.org.br/rn/