quarta-feira, 27 de junho de 2012

Esqueceram do Burle Marx na Rio +20???

Burle Marx


Lamentável que a imprensa tenha feito uma cobertura da Rio +20 no estilo ‘cobertura do carnaval carioca’, ou seja, o Riocentro parecia o Sambódromo.  Frases feitas -  ‘o documento é fraco’, ‘os países estão reunidos, mas ainda é pouco’ , ‘O Rio de Janeiro vive um momento histórico’ – enquanto esperávamos as notas dos jurados.  Do outro lado, na Cúpula dos Povos, tínhamos uma cobertura estilo ‘blocos de rua’. E nessa história toda, esqueceram de contar a História. A Rio +20 acabou e eu não vi, não li, não ouvi nada, nadinha sobre Roberto Burle Marx. Pode ser que eu tenha cochilado, mas parece que os organizadores e jornalistas não fizeram o trabalho de casa. Simplesmente esqueceram de falar um nome importantíssimo: Roberto Burle Marx – um dos maiores paisagistas do mundo!

Burle Marx foi, entre outras coisas,  o criador do projeto paisagístico do Aterro do Flamengo, exatamente onde estava a Cúpula dos Povos! Um nome respeitadíssimo internacionalmente.

Tive a oportunidade de ver Burle Marx sorridente, jogando conversa fora entre os moradores da Barra de Guaratiba, onde criou um sítio que hoje pertence ao IPHAN. Parecia gente boa, simples como a natureza. Não precisa falar, bastava ver o que ele fez. Quem quiser saber um pouco, assista ao programa De Lá Prá Cá exibido na TV Brasil em 2009.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário