quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eu recomendo...


A ideia do "Eu recomendo..." surgiu o ano passado em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Eu recomendei a leitura do livro Eu não sou macaco (Tradução: Nilma Lacerda) e a turma pediu para que fizéssemos uma mesa-redonda sobre livros escolhidos por eles. Era época da bienal, aqui no Rio, e eu sem vontade de levá-los até o Rio Centro, pois acho a Bienal um tumulto só!. Na verdade não havia planejado nada disso. Mas aconteceu algo muito especial. Eles se organizaram em grupos, deciram apresentar o trabalho no auditório, de forma que aprendemos com o Crespúculo, Harry Porter, Revistinhas de Mangá e com a coleção Fala sério!. Uma troca, um bate-papo, uma aula para mim. Longe de julgar a qualidade das obras, meu papel era apenas ouvir, ter respeito e aprender.
Depois disso, resolvemos fazer um cartaz chamado "Eu recomendo..." cada um seria responsável pela recomendação, sem neurose de ser semanal ou mensal, ou trabalho para nota.Puro prazer!
"Eu recomendo..." durou pouco tempo (porque já estávamos no fim do terceiro bimestre) na escola, mas ficou na minha cabeça. Lembrei disso hoje, voltando de um encontro do Curso de Letras. Ouvi de vários palestrantes que devemos incentivar à leitura de todas as formas! Eu ouço isso desde 1992, quando comecei o Curso de LETRAS. Ouvimos muito, mas infelizmente praticamos pouco e resolvi contar esta história para aprender também a dividir, porque os alunos me ensinam isso todos os dias com muito mais inteligência do que as teorias apresentadas na Universidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário