sexta-feira, 6 de junho de 2014

É o meu Direito

Direito-2014
Escolhi ser uma escafandrista das palavras desde cedo. Gosto das análises possíveis. Só que algumas vezes bate uma vontade de apenas nadar, porque os mergulhos não são suficientes. Nadar e boiar tranquilamente, com a sensação de leveza solta. Ter emoção.
                Não tenho o talento da escrita, fico nos bastidores cotidianamente. Mas entrei no táxi emocionada, com vontade de agradecer publicamente o carinho que tenho recebido dos alunos do Curso de Direito/UVA. Voltei para casa em silêncio, pensando nos privilégios que a vida tem me uma dado. Uma saúde muito melhor aos 40 do que aos 30, uma ansiedade menor e nenhuma vontade de ser mais do que tenho sido.
Não é nada simples delegar a uma pessoa a tarefa de ensinar, principalmente quando sabemos que as informações estão aqui na rede. Todas. O talento de ensinar agora é de outra ordem. Não ensino regras. Apresento algumas e eles me apresentam a dureza que é trabalhar e estudar durante um curso de graduação. Ensino a ler as questões que já caíram em concurso e eles me ensinam a rir de mim mesma, quando me enrolo com as questões. Entrego lista com exercícios e eles me dão balas. Mudo a aula. Apresentam um powerpoint e eles lembram histórias engraçadas de vida. As histórias ganham força na discussão do grupo do face, ganhamos também confiança. E a aula segue do jeito que tem que seguir. Uns 12 encontros semanais e já sei quem está com dor de cabeça, vesícula, quem separou, quem é pai, mãe...eles já sabem dos encontros e desencontros da minha vida. É assim na quinta-feira com os que estão entrando no Curso, uma euforia só. É assim na sexta de manhã com cara de sono. É assim na sexta à noite com um escorando o outro, na certeza de que não iremos cair.
Volto pra casa com as minhas flores e meu cartão. A casa está vazia. Os papeis espalhados e fico a pensar nisso tudo. Somos todos privilegiados com esses encontros. Que outra profissão me daria tudo isso?
Agradeço a todos por cada encontro e abro um vinho para degustar as emoções. Eis aqui uma pessoa se entregando.
Parte inferior do formulário


6 comentários:

  1. Simplesmente lindo. Estou aqui partilhando suas palavras e me emocionando também. Parabéns, querida, Cris.

    ResponderExcluir
  2. foi nessa Varanda que também me achei no meio de um período conturbado. Sempre agradeci de tê-la como cuidadosa porta-voz do saber...e fico feliz junto! Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Bom, se eu alcançar essa paz de espirito uma dia com a minha vida e profissão, esteja certa que lembrarei desse texto. Gostei do título do blog, mas se fizer um segundo blog pensei em "Varanda da Cris" rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Nós entramos no curso cheios de expectativas, com vontade de ser, de fazer e quando em nosso caminho para a longa jornada da graduação são colocados mestres extraordinários como a senhora, a ansiedade se tornar menor. É uma grande honra tê-la como professora, as noites de quinta são melhores após a aula de linguagem jurídica ! Rs'

    ResponderExcluir
  5. Daniele Vasconcelos7 de junho de 2014 às 09:35

    Ahhhh,que lindo,Cristina!! Amei!!! Nós é quem agradecemos pelo privilégio dos encontros de sexta à noite,estafados de cansaço físico e mental,nos renovamos com essa aula maravilhosa,mais uma mesa redonda de histórias e desabafos acumulados ao longo da semana,do que uma mera reunião de professor-enina-aluno-aprender. Obrigada pelo carinho e dedicação, pelos momentos de conversa e por nos participar do seu mundo. Sinto que o curso de Direito te chama a atenção pelo seu olhar através de nós,alunos. Se te adicionamos algo,somos gratos pela parte que cumprimos! Sua aula é aula de não direito,talvez a única de,toda a semana; sem leis,sem pesos,mas onde mais damos voz ao que somos de fato. Obrigada mais uma vez. Pena não termos mais destes encontros até o,fim do meu curso,mas espero que permaneça a amizade! Obrigada por tudo! Beeijos!

    ResponderExcluir
  6. Li e gostei, me sinto feliz por fazer alguém feliz............ sou parte dos fatos que ocorreram que fez brilhar o seu olhar de um ser humano divino.

    ResponderExcluir