quinta-feira, 12 de abril de 2012

Divulgando...




SARAU DE IDEIAS
Da Semana de 22 ao Mangue Beat

Período: de Abril a Novembro de 2012
Local: Teatro 1 CCBB - centro Cultural Banco do Brasil
Horário: Terças, das 18h30 às 20h30
Mediação: CHARLES GAVIN e MAURO VENTURA (Julho)



17 ABRIL
UMA SEMANA DE INVENÇÃO
A Semana de 22 mudou o rumo da literatura e das artes no Brasil. O objetivo do movimento era o de produzir uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem contudo perder o caráter nacional. Como a Semana de 22 e o Manifesto Pau-Brasil influenciaram a literatura  e a arte brasileira do século XX? Somos todos antropófagos?
SARAU:  ZÉ CELSO, fundador do Teatro Oficina e diretor de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, marco teatral dos anos 70, e FAUSTO FAWCETT, que une os símbolos da brasilidade ao pop e à tecnologia

22 MAIO
DESDE QUE O SAMBA É SAMBA
Assim como o futebol e o candomblé, no início do século XX, o samba ainda era estigmatizado pelas elites dos incipientes centros urbanos do Brasil pós-escravocrata. Como se explica que o samba, inicialmente criminalizado e estigmatizado, tenha se transformado em uma de nossas maiores manifestações culturais?
SARAU: O violonista e compositor GUINGA e TERESA CRISTINA 

19 JUNHO
CONCRETISMO: VERBO, VOZ, VISÃO
A Poesia Concreta foi um dos grandes movimentos literários brasileiros. Unindo verbo, voz e visão a poesia concreta teve apaixonados seguidores e ferrenhos detratores. Quais as principais inovações que a Poesia Concreta trouxe para a poesia brasileira?
SARAU: O músico e compositor JOSÉ ROBERTO AGUILAR e CID CAMPOS

17 JULHO
CONTRACULTURA E TROPICÁLIA
Foi nas vozes e atitudes de Gil, Caetano, Gal, Torquato Neto, Tom Zé que o Brasil entrou definitivamente na libertária cultura jovem dos anos 60\70. Podemos afirmar que a Tropicália, com sua ousadia e seu desbunde, foi a nossa Contracultura?
SARAU: MACALÉ e o poeta e CAPINAM



21 AGOSTO
JAZZ BOSSA NOVA
Os anos 40 e 50 foram embalados pelo swing do Jazz e do Bebop. Qual a influência que os vários estilos do Jazz, principalmente o Cool Jazz,  exerceram sobre a Bossa Nova, nos anos 50? Qual a nossa imagem de futuro nesses anos dourados e como a música expressava esse ideal? Porque a Bossa Nova ainda faz tanto sucesso lá fora, dos EUA ao Japão?
SARAU: A cantora MIUCHA  e o cineasta NELSON PEREIRA DOS SANTOS

18 SETEMBRO
POESIA E MARGINÁLIA
Nos anos 60 e 70, a Poesia Marginal crescia, solta e rebelde, à margem do incipiente mercado editorial brasileiro. Como os poetas da (mal)dita Geração Mimiógrafo produziam e distribuíam sua poesia, desafiando a censura da ditadura militar?
SARAU: Os poetas CHACAL, um dos expoentes da Poesia Marginal, e ANTONIO CÍCERO, um pensador da poesia de todos os tempos

23 OUTUBRO
RAP DA TRIBO
A importância da cultura hip hop para as comunidades carentes dos grandes centros e mesmo dos grotões do Brasil ainda não foi corretamente avaliada. Como explicar que, numa época saturada de imagens onde a própria palavra está desgastada e o conteúdo desvitalizado, o rap revalorize justamente a palavra, a prosa poética, dando voz à juventude periférica de todos os cantos, do Brasil e do mundo?
SARAU: THAÍDE e ÉLEN OLÉRIA

13 NOVEMBRO
MANGUE BEAT
Articulando centro e periferia, popular e cultura pop, o Mangue Beat foi uma das principais manifestações artísticas dos anos 90. Qual a importância do  Mangue Beat para a jovem cultura de rua das periferias brasileiras?
SARAU: os músicos e cantores OTTO e MORAIS MOREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário