sábado, 7 de maio de 2011

Pendurando novas ideias no varal


                                     Universidade e Formação Individual
A universidade e a formação individual são, atualmente, dois conceitos que se distanciam cada vez mais. Originalmente, a primeira é uma conseqüência desta, ou melhor, da busca por formação. Os aficionados pelo saber procuravam mestres que julgassem capazes de orientá-los até quando estivessem prontos para falar em público. Assim nasceu a universidade. Passados alguns séculos, essa tradição se perdeu completamente.

Hoje, o ensino superior apenas concede “licenças” que permitem ao aluno o ingresso no mercado de trabalho. A universidade oferece um programa a ser cumprido. Há um grupo de disciplinas que deverá ser estudado durante determinado tempo e cujo objetivo é uma pontuação mínima. TAC modelo pode contribuir muito para a formação profissional, mas só acidentalmente contribuirá para uma verdadeira formação individual. A demanda atual é por diplomas e não por conhecimento.

Aquele que deseja obter uma formação superior verdadeira deve fazer algo parecido com o que os antigos filósofos escolásticos fizeram: buscar seus mestres e recorrer ao autodidatismo. E deve fazê-lo sem a expectativa de reconhecimento, vantagens ou crescimento profissional. Tudo isso poderá acontecer também de forma acidental, mas jamais como finalidade. Como disse o escritor americano Mark Twain a seu filho: “Não me oponho que você entre para a universidade, mas não deixe isso atrapalhar seus estudos”.


A inspiração para o texto veio de uma palestra do professor José Monir Nasser, quando do lançamento de um livro que trata de educação clássica. Ela pode ser vista através desse link:

http://www.erealizacoes.com.br/espaco/janelaVideo.php?video=Lanc_OTrivium&posicao=2

abs,
Ilton Nogueira
 

2 comentários:

  1. “Não me oponho que você entre para a universidade, mas não deixe isso atrapalhar seus estudos”.

    Professora, adorei este post, em especial a citação que destaquei acima. Você escreve muito bem, não digo ortograficamente, mas sim a ideia transmitida. Estarei sempre aqui agora olhando as novidades. Parabéns, adorei o blog!

    By: Pablo Pereira de Oliveira, Cabo Frio, ex-aluno Ferlagos.

    ResponderExcluir
  2. Pablo,
    Obrigada pela visita! Vc sempre incentivando, sempre na torcida. Mas o texto foi escrito pelo Ilton Nogueira durante uma aula de produção textual. Aliás e ideia do blog é pendurar ideias que surgem nas aulas. espaço para todos. Chega de só levar para casa pilhas de textos e só eu curto. Aberto ao público. Espero um texto seu aqui! abraços,
    Cristina Varandas

    ResponderExcluir