sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Divulgando

Cespuc

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), por meio do Programa de Pós-graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros (CESPUC), realizará, nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2014, o II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções.

O II SIMPÓSIO, com o tema Universidade e Educação Básica: ações e omissões, pretende constituir um fórum de discussão sobre a (in)comunicabilidade entre a Universidade e a Educação Básica, problematizando-a pela via da formação do professor de língua materna. Sob esse enfoque, intenta-se refletir sobre as conexões (ou não) entre os saberes gerados na Universidade e os demandados pela Educação Básica, trazendo para o debate o que, como e para que se ensina e se pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras, tendo em vista a Educação Básica.

Todas as atividades do evento acontecerão no campus Coração Eucarístico, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS.

O público alvo do evento é a comunidade acadêmica de Letras e Linguística, atuante em instituições de ensino superior do Brasil; professores da Educação Básica das redes pública e particular de ensino; estudantes de pós-graduação e graduação e outros profissionais interessados.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Noel...Cor de cinza

arquivo pessoal / 2013
Com seu aparecimento
Todo o céu ficou cinzento
E São Pedro zangado
Depois, um carro de praça
Partiu e fez fumaça
Com destino ignorado
Não durou muito a chuva
E eu achei uma luva
Depois que ela desceu
A luva é um documento
Com que provo o esquecimento
Daquela que me esqueceu

Ao ver um carro cinzento
Com a cruz do sofrimento
Bem vermelha na porta
Fugi impressionado
Sem ter perguntado
Se ela estava viva ou morta

A poeira cinzenta
Da dúvida me atormenta
Não sei se ela morreu
A luva é um documento
De pelica e bem cinzento
Que lembra quem me esqueceu

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Não ficaremos calados

Ela só tem 13 anos, é tímida , mas não se intimidou diante dos fatos. Se juntou ao grupo de professores, esteve presente em uma manifestação e diz aqui o seu recado:

http://www.seperj.org.br/ver_galeriafotos.php?cod_noticia=3


A greve é uma coisa de louco 

Os professores gritavam quase roucos
 
lutando pelos seus direitos que são poucos

os alunos,

assim como eu 

gritavam pelos direitos que também são seus

lutando conosco
 
também temos outros 

os professores do México
 
estão juntos com os do Rio

formam uma aliança 

aumentando a confiança 

Daqueles que alfabetizam

as crianças e adolescentes

que estavam ali presentes 

lutando por um futuro decente 

onde a saúde e educação 

não são privilégios 

mas sim obrigação 


JÚLIA S. 
MINHA aluna de uma escola municipal do Rio de Janeiro- Setembro de 2013

sábado, 28 de setembro de 2013


Filosovida da Vila...

Piso nas calçadas, ouço Noel e peço passagem na 28 de setembro.Com batuque no coração e alegria suburbana, a vida tem charme.
   

domingo, 22 de setembro de 2013

Divulgando...




Sobre o Simpósio


5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias busca cumprir mais uma vez sua meta de ser um fórum aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e discussões de ações pedagógicas implementadas com o suporte das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores do ensino fundamental e médio para fornecer-lhes subsídios técnico-pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes dos diferentes níveis de escolaridade.
O tema do 5º Simpósio e 1º Colóquio será Aprendizagem móvel (m-learning) dentro e fora da escola com o objetivo de ampliar a discussão da temática para além das fronteiras brasileiras e trocar experiências com pesquisadores de outros países.

A Natureza do evento

Trata-se de evento acadêmico-cultural caracterizado fundamentalmente pela proposição de diversas atividades acadêmicas e artísticas simultâneas, divididas em modalidades para permitir a exposição de conceitos teóricos e experiências práticas sobre três eixos temáticoslinguagemaprendizagem e tecnologia, priorizados neste encontro.
Durante o evento haverá palestras realizadas por professores pesquisadores oferecendo à comunidade acadêmica e à sociedade civil em geral os resultados das investigações e relatos de suas ações pedagógicas efetuadas no âmbito escolar e universitário seja através de pesquisas científicas, seja por meio de projetos didático-pedagógicos bem sucedidos e até por ações de extensão aplicadas em escolas do ensino fundamental e médio.
Os participantes poderão apreciá-los e debatê-los e assim avaliar sua validade e analisar sua aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem seja reais ou virtuais.
Ao final do evento, os trabalhos apresentados e que tiverem a qualidade reconhecida pelos pareceristas ad hoc serão publicados nos Anais on-line e disponibilizados para a consulta pública pela Internet tal como vem sendo feito desde as edições anteriores deste Simpósio sob o ISSN 1984-1174 (http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quando se tem 15 anos

Ela me cercou logo no começo do ano, me deu o texto e pediu para que eu publicasse aqui. A vida corre, os escritos ficam guardados, mas aparecem na gaveta, quando simplesmente procurava o cartão do banco. Saudades dos meus 15 anos... 

Foto do texto original- Beatriz Cristina - 27/02/13
É tão bom estar gostando de alguém quando se tem 15 anos, gostando de uma pessoa que te faz sentir realizada, feliz. A melhor coisa do mundo aos 15 anos é isso, é como se eu tivesse me aventurando em um parque de diversões. No amor é assim, uma aventura, é uma diversão que nunca será esquecida.
Quando uma adolescente está apaixonada, vira totalmente a cabeça pelo garoto, ela passa a ficar imaginando umas ceninhas românticas que pode rolar entre ela e o garoto, o coração dela dispara quando o vê, ela deseja estar ao lado dele a todo momento, fica carinhosa, sensível, enfim... tudo o que uma garota sente quando gosta de um garoto. É bom gostar de alguém quando se tem 15 anos, dá pra sentir que alguma coisa na vida é interessante, importante, que é uma coisa legal de viver.
Sabe quando você está ali com quem você gosta, trocando beijos, carinhos e muitas juras de amor?...então, acho que não tem momento melhor que esse na vida. Isso sim é sensacional, uma lembrança que é de ficar marcada na memória pra sempre; essa sensação poucas pessoas sentem. Apenas os privilegiados conseguem ter, é como querer voar e não ter asas, é com querer ser um papagaio e não poder falar, é errar e aprender com os próprios erros.

Onde há sentimento verdadeiro e bonito, tem uma fortaleza indestrutível, que nada, nem ninguém é capaz de derrubar. E se alguém tentar com a maldade, o amor... responde com a felicidade.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Rimo e rimos

                                                      Paulo Leminski
Passarinho parnasiano,
nunca rimo tanto como faz.
Rimo logo ando com quando,
mirando menos com mais.
Rimo, rimo, miras, rimos,
como se todos rimássemos,
como se todos nós rissemos
se amar fosse fácil.

Perguntarem por que rimo tanto,
responder que rima é coisa rara.
O raro, rarefeitamente, para,
como para, sem raiva, qualquer canto.
Rimar é parar, parar para ver e escutar
remexer lá no fundo do búzio
aquele murmúrio inconcluso,
Pompeia, ideia, Vesúvio,
o mar que só fala do mar.

Vida, coisa, pra ser dita,
como é dita este fado que me mata.
Mal o digo e já meu dito se conflita
com toda a cisma que, maldita, me maltrata.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Informamos a todos, que do dia  10 a 13 de setembro, em Natal-RN, acontecerá o XIII 

Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 
Sobre as incrições:

Prezados representantes e integrantes dos Fóruns,

As informações sobre as inscrições para o XIII ENEJA nos e-mails dos representantes 
estaduais constam em nosso Portal www.forumeja.org.br/representantes . As inscrições 
foram liberadas a partir das 22h do dia 14 de agosto e vão até às 23h e 30m do dia 21 de 
agosto.
Lembramos que é de responsabilidade da representação de cada Fórum manter os dados 
atualizados em nosso Portal, enviando qualquer alteração para a equipe do Portal.
A programação em fase de construção consta no Portal http://forumeja.org.br/rn/

sábado, 10 de agosto de 2013

Divulgando


Instituto de Letras da UERJ, 26 a 30 de agosto de 2013
Rua São Francisco Xavier, 524, 11º andar - Maracanã - 
Rio de Janeiro

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

domingo, 21 de julho de 2013

Humor à portuguesa



 Nem só fado ou Chiado, em Lisboa também tem muito humor inteligente, mesmo depois do discurso do presidente hoje na TV. A peça Grande Revista à Portuguesa é um espetáculo que não deixa escapar nada do que tem acontecido nos últimos tempos nos cercos portugueses e além mar. O belíssimo texto de Filipe Lá Féria tem deixado a portuguesada com o sorriso no rosto e a língua solta. Fala-se da politicalha de cá, do país que não é só fado, dos tabus da igreja católica, das famílias portuguesas, dos muitos angolanos que por aqui estão. Em três horas de espetáculo musical não escaparam o  nosso Lula e os escândalos do governo, o eterno Roberto Leal, Fafá de Belém e até mesmo Daniela Mercury com seu amor de Julieta e Julieta. Todos são alvos de paródias no teatro que completa este ano 100 anos. Vale conhecer o Teatro Politeama, em especial valem as intertextualidades de Lá Féria, que nunca está de férias dos escritos.








quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sinal verde


Aberta a temporada para colocar o pé na estrada, pisar nas verdadeiras pedras portuguesas e conhecer os heterônimos muitos.

domingo, 14 de julho de 2013

Nosso 14 de julho


                       

A viagem não seria o problema. O que me inquietava era aquele sorriso em silêncio. Já não conseguia saber se a felicidade estava, de fato, ao meu lado. Estávamos confiantes com a decisão tomada. Quem se importaria? Como saber a opinião de um mundo que sempre é ausente de atitudes? Como evitar que as pessoas carreguem o medo na boca, na pele, na unha?
    A Chuva caía forte e com força segurava o volante, certo de que precisava de muita atenção. O sorriso permanecia nos lábios, o coração bobo disparava e o rio transbordava. Sairíamos ilesos dessa história? O tempo é o nosso inimigo.

Eu lhe falei de um lugar onde nos sentiríamos seguros. Sua gratidão me confortou. Partimos em silêncio. Ao lado dos nossos sapatos deixamos um cravo amarelo e um escrito.
(c.varandas)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Progresso é ordem

Foto: Yannie Duarte - Junho/13 - Maracanã

Mundo paralelo
que liga e desliga.
Histórias que desligam na tomada
e outras que o  estabilizador
não deixa.
Cuidado.
Pra quê?
O choque é bom
na alma, na pele, na vida.
(Cristina Varandas)

domingo, 16 de junho de 2013

Circuito Fechado

Exposição Parque Lage- Junho/13
Ricardo Ramos

  Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

sábado, 11 de maio de 2013

IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (IV SILID)



Convite


Temos o prazer de convidá-lo a participar do IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira (IV SILID) e do III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (III SIMAR), um evento duplo a ser realizado na PUC-Rio nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto de 2013.

Os Simpósios representam uma iniciativa interdepartamental, entre o 
Departamento de Letras e o Departamento de Artes e Design, e busca dar 
continuidade ao diálogo sobre a produção e uso do livro didático e sobre a função e uso de materiais didáticos diferentes do livro, tanto na educação presencial quanto a distância.

Nosso objetivo é aproximar a produção acadêmica, as práticas escolares e o mercado, estreitando relações entre a Universidade, o mercado editorial e as diferentes redes de ensino, e, ao mesmo tempo, estimulando as trocas entre os pesquisadores, os agentes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, elaboração, produção, e divulgação de livros, materiais e recursos didáticos


.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Once upon a time

Foto: Cristina Varandas

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis. In: Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Fórum De Caso com a Palavra.




Foto de divulgação
A Secretaria da cultura do Estado do Paraná tem realizado projetos bem interessantes, com gente séria e muito querida nessa organização. No último carnaval, por exemplo, aconteceu o projeto Bibliopraias. Vejam o link http://www.cultura.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1297. Mas, como nem tudo se acabou na quarta-feira de cinzas deem uma olhada na programação do projeto Fórum De Caso com a Palavra que acontecerá em breve.

Cronograma

Tema: Efeitos e afetos da literatura 
Horário dos fóruns: 8h às 18 horas

Fórum de Foz do Iguaçu – 1º de março de 2013
Convidados:
Alice Penteado Martha, especialista em leitura e literatura, UEM/PR 
Andre Neves, ilustrador e escritor, RS 
Marina Colasanti, escritora, RJ 
Rosana Alverne, escritora e contadora de histórias, MG 
Mediadores contam suas experiências

Local: Auditório Cesar Lattes 
Parque Tecnológico Itaipu (Usina de Itaipu) 
Av. Presidente Tancredo Neves, 6731
Na entrada do Parque Tecnológico haverá um ônibus que levará os participantes do fórum da barreira até o auditório do evento.
Fórum de Maringá - 22 de março de 2013
Convidados: 
Affonso Romano Sant´Anna, escritor, RJ 
Ana Luiza Lacombe, contadora de histórias, SP 
João Ceccantini, especialista em leitura e literatura – UNESP/SP 
Ricardo Azevedo, escritor, SP 
Mediadores contam suas experiências

Local: Teatro Municipal Calil Haddad
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500. Zona 05.
Fórum de Ponta Grossa - 19 de abril de 2013
Convidados: 
Caio Riter, escritor, RS 
Carlos Daitschman, contador de histórias, PR
Cristóvão Tezza, escritor, PR
Gilka Girardello, especialista em infância e comunicação – UFSC/SC
Mediadores contam suas experiências



 Maiores detalhes em http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1181

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Folhinha Poética no Varal da Varandas


É com muito orgulho que divulgo no blog o lançamento do Folhinha Poética 2013, que tem entre os 364 autores, um poema feito pelo meu aluno Cristian Mendonça. O poema foi escrito durante uma atividade na minha sala de aula em 2012 e publicado no Varal. Como o espaço virtual conspira a favor, o poema foi descoberto e agora ganha o mundo. O Folhinha Poética está hoje em Lisboa!



Ao José Carlos Amaral de Oliveira (Mané do café), que incentiva e organiza o Folhinha poética, só desejo em dobro a minha felicidade!


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Convocação

Bloco Mulheres da Vila
Terça-Feira | 12/02/2013 | 16:00

Foto de divulgação

Rua 28 de Setembro: Rua 28 de Setembro, Vila Isabel
Concentração: Rua Gonzaga Bastos
Percurso: Rua Gonzaga Bastos, Avenida Vinte e Oito de Setembro e terminando na Praça Barão de Drumond (Praça Sete)

sábado, 26 de janeiro de 2013

Divulgando...

                               


 V SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS
CURSO DE VERÃO DO CIFEFIL
Homenagem a Adriano da Gama Kury
Local: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(Rua Dos Dentistas, 500, Bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo – Campo Grande – MS)

                                                   2 a 4 de abril de 2013
O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos tem os objetivos de facilitar e de difundir os estudos filológicos e linguísticos, desenvolvendo trabalhos diretamente ligadas a essas especialidades e promovendo eventos onde os pesquisadores possam apresentar os resultados de suas pesquisas, assim como organizando publicações especializadas dos resultados das pesquisas submetidos a seus eventos ou a seus periódicos para os que não podem participar desses eventos e promovendo cursos e apoiando outros eventos e cursos que estejam diretamente ligados à Linguística e à Filologia.
Este Simpósio foi criado com o nome de Semana Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos e teve dez edições com esse nome, sendo alterado para o atual a partir de sua décima primeira edição.
O objetivo específico desse evento é divulgar os estudos filológicos e linguísticos, preparando os graduandos e reciclando os graduados para o bom desempenho de suas atividades profissionais na área de Letras.
Seu público-alvo, portanto, são os estudantes e profissionais de Letras e de áreas afins, com a pretensão de levar-lhes o conhecimento das últimas novidades da Linguística e da Filologia para a sua aplicação prática em seus estudos e em seus trabalhos.
O evento ocorrerá em formato de CURSO DE VERÃO, com “aulas-conferência”, comunicações e pôsteres:
1º dia: (02/04/2013): Sessão de abertura mais duas aulas-conferência;
2º dia (03/04/2013): quatro aulas-conferência
3º dia (04/04/2013): uma ou duas aulas-conferência e conferência programada e a entrega da Medalha Serafim da Silva Neto de Destaque em Linguística e Filologia do ano 2012, com as palavras dos condecorados.
Os condecorados serão: Profa. Dra. CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI(Destaque em Filologia) e a Profa. Dra. INGEDORE GRUNFELD VILLAÇA KOCH (Destaque em Linguística), eleitos virtualmente.
Em caso de dúvida, favor se comunicar conosco pelo e-mail eventos@filologia.org.br ou pelo telefone (21) 2569-0276.

domingo, 20 de janeiro de 2013

São Sebastião Surfista


Esse corajoso São Sebastião surfista apareceu durante a Rio +20 e juntos ficamos de olhos abertos na nossa cidade. No dia de São Sebastião, fiquem com uma imagem que foi feita em uma banca de jornal na Cinelândia- coração do Rio.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

De passagem

São Lourenço-MG


E aqui em São Lourenço, onde tanta gente boa insiste em passar, só o passado não quis ficar.

Parque das águas-São Lourenço/MG

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Divulgando...

             
 

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL E XXI INSTITUTO DA ABRALIN
28 DE JANEIRO A 06 DE FEVEREIRO DE 2013
Associação Brasileira de Linguística
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Natal/RN

A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm o prazer de anunciar o VIII CONGRESSO INTERNACIONAL e o XXI INSTITUTO DA ABRALIN, a realizar-se no período de 28 de janeiro a 06 de fevereiro de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Serão aceitas inscrições para comunicações orais em Grupos Temáticos, apresentação de pôsteres e inscrição em minicursos.

Maiores informações:
http://www.abralin.org/site/abralin-2013/

sábado, 12 de janeiro de 2013

Poema e paz





Hermandad
Octavio PazHomenaje a Claudio Ptolomeo

Soy hombre: duro poco
Y es enorme la noche.
Pero miro hacia arriba:
Las estrellas escriben.
Sin entender compreendo:
También soy escritura
Y en este mismo instante
Alguien me deletrea.
Irmandade
Homenagem a Claudio Ptolomeo

Sou homem: duro pouco
E é enorme a noite.
Mas olho para cima:
As estrelas escrevem.
Sem entender, compreendo:
Também fui escrito
E neste mesmo instante
Alguém me soletra.

     http://www.releituras.com/opaz_menu.asp

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Um país se faz com homens e livros


Dois anos após a tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro, vejo as imagens de outra tragédia-- agora em Caxias. Os motivos são sempre os mesmos, não precisamos repetir. Mas os dias não escurecem para pessoas como Zeca Pagodinho e Eliana Yunes. 

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/
O primeiro é conhecido pelas composições, pelas entrevistas bem humoradas, pelo despojamento total e pelo amor incondicional por Xerém, local muito atingido pelas águas. Zeca não reuniu amigos, não colou com ninguém quando viu todo aquele cenário de tristeza. Ele simplesmente colocou a mão no bolso, comprou colchões, comida, abriu as portas do seu sítio e acolheu. Emocionou.

Eliana Yunes é professora, diretora da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, currículo acadêmico invejável, tem sorriso na voz e amor incondicional pela leitura. Nos anos 90, ela reuniu amigos, como Affonso Romano de Sant’anna e idealizou o Proler. Capacitou agentes de leitura que se espalharam pelo Brasil. Quando o governo cortou a verba do projeto, Eliana colocou a boca no trombone, fez barulho!

Há pouco mais de um mês, reencontro Eliana Yunes no XI Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. Quase 16 anos depois de ter sido bolsista no programa de incentivo à leitura coordenado por ela. Era a mesma Eliana, ainda com o sorriso na voz e tocando para frente novos projetos. O mais recente é o resgate dos escritos dos moradores de Nova Friburgo, que tem a primeira Secretaria de Leitura do Brasil. Resgate de documentos, memórias,  resgate da própria capacidade de se emocionar. 

          

Quem me conhece vai perceber, na entrevista aqui publicada,  o quanto  aprendi com essa mulher nos quase três anos de trabalho. Para quem não me conhece...prazer, camarão que dorme a onda leva!


domingo, 6 de janeiro de 2013