terça-feira, 21 de setembro de 2010

Divulgando no Varal




Divulgando aqui no Varal a Semana dos Quadrinhos que vai acontecer na UFRJ. Achei bem interessante, pena saber com pouca antecedência...há algum tempo venho orientando trabalhos relacionados ao gênero história em quadrinhos e isso me fez ter conhecimento de uma bibliografia significativa sobre o assunto. Infelizmente as gramáticas de língua portuguesa ainda utilizam as tirinhas ou os quadrinhos para apenas e tão somente apresentar conteúdos gramaticais! A leitura dos quadrinhos é surpreendente em qualquer sala da aula, em qualquer disciplina. É preciso, no entanto, ter cuidado para não usar os quadrinhos apenas para enfeitar o material didático...o Brasil precisa de leitores!!!! o resto é o resto com muito blá blá bla.

sábado, 11 de setembro de 2010

A vida segue, o mundo faz charme e finalmente o meu blog está no ar

                                                       Imagem:  www.olhares.com

 Ter um blog não é a grande novidade...o mundo virtual a cada dia apresenta algo mais avançado e fico sem saber se estou ou nao antenada com toda essa parafernália.  Acontece que a ideia de ter um blog surgiu durante um curso de nivelamente de Língua Portuguesa (2009) quando eu ministrava um curso de produção textual para alunos universitários. Sempre me inquietou ter um discurso diferente da prática e já não dava mais para adiar a necessidade de ver alguns textos circulando para espaços além da minha mesa de professora.                                                           

Poderia ser uma tarefa simples ter um blog e escrever sobre as  minhas inquietações e postar a produção de alguns alunos, mas quando abri a página do blogspot me vi atormentada pelas diversas escolhas que precisamos fazer para colocar as letras no mundo virtual. A começar pela escolha do nome do blog! Tentei alguns, nada originais, e cheguei no Letrados de nível., seria um blog da turma. Mas aí o curso já estava acabando, período de fechamento de notas, fim de ano. Fim do blog. Ele existe mas não aconteceu.
Este ano fui presenteada por um casal muito simpático: Eduardo (meu aluno da Universidade) e sua namorada Carol. Os dois tramaram tudo...a escolha do nome e o desenho do varal....sem contar o incentivo bem humorado que eles sempre me dão: escrever para me divertir. Agora sigo por aqui a pendurar ideias...