quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Divulgando no Varal

Jornadas de Estudos da Linguagem 
UERJ - 02 a 04 de DEZEMBRO de 2010

Convidados:
Carlos Gouveia (Universidade de Lisboa)
Cecília Souza e Silva    (PUC-SP)

Edwiges Morato  (UNICAMP)
Josefina Lanzi de Zeitune  (Universidad Nacional de Tucumán)

Informações: www.pgletras.uerj.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Divulgando no Varal

O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo - apresenta no próximo dia 07/12/10 uma mesa redonda:


Por que fazemos Antologias?

Confira mais informações sobre este espaço no site: http://www.polodepensamento.com.br


1 encontro, terça-feira, às 18h
Inscrição Gratuita
Vagas limitadas



Mesa Redonda com o poeta Armando Freitas Filho e a crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda, seguida de lançamento da antologia Melhores poemas de Armando Freitas Filho (Editora Global) organizada e prefaciada pela autora.

A obra inclui a produção de Armando Freitas Filho desde 1963, quando publicou Palavra, seu primeiro livro. Inclui também poemas inéditos, como “Para este papel”.



Armando Freitas Filho é poeta. Publicou seu primeiro livro, Palavra, em 1963. Entre suas publicações mais recentes: Lar, (Companhia das Letras, 2009), Raro mar (Companhia das Letras, 2006) e Máquina de escrever (poesia reunida e revista, com o inédito Numeral/Nominal: Nova Fronteira, 2003).

Heloísa Buarque de Hollanda é ensaísta, editora, além de professora e pesquisadora UFRJ. Coordena o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e a Biblioteca Virtual de Estudos Culturais (Prossiga/CNPq) e diretora da Aeroplano Editora Consultoria Ltda. 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pendurando poemas

Pendurar no varal poemas de jovens escritores não é tarefa fácil! Segue mais um texto. A autora se chama Letícia, deve ter uns 12 anos. Uma jovem leitora que já confessa que quer ser escritora. E eu confesso que estou adorando fazer a tarefa de divulgadora...
Eu
Quem será que sou eu?
O épico amor de Romeu?
Não, esse não sou eu

Talvez um presente de grego?
Será que tudo destruo quando chego,
Acabando o aconchego?

Talvez seja apenas um sonho,
Ou o pesadelo de algo medonho
Trancafiado em um moinho

Talvez personagem de um livro
Esquecido nas estantes úmidas,
num lugar frio

Talvez tudo isso,
Talvez nada disso,
Quer saber, sou isso


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Divulgando no Varal

A informação sobre este seminário eu recebi ontem, por email, do Luiz Antonio Cavalcanti. Acho muito interessante um dia de discussão sobre as pesquisas na área. Será que estamos pesquisando os mesmos temas? Algo mudou? o que há de novo?. É só conferir a programação no site da Uerj e participar.

domingo, 24 de outubro de 2010

Divulgando no Varal

 III Congresso Internacional da AILP

A Difusão Transnacional da Língua Portuguesa

06 - 10 dezembro, 2010- UFF Niterói / RJ
http://ailp.com.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pendurando poemas

A ideia do blog é pendurar alguns textos meus e daqueles que passam pela minha vida...
Escolhi o primeiro texto para começar a pendurar  neste varal . Ele foi escrito por um menino que tem onze anos e é meu aluno. Um menino muito simpático, diga-se de passagem...A ideia do blog acabou indo para sala de aula e fiz com eles um varal de poemas.Divido com todos o gostinho de alguns poemas.




O mestre que eu sou

Sou mestre,
No disfarce da bobagem,
Às vezes, nem sei
Se sou mestre de verdade.
Às vezes sou o Batman,
Homem-aranha também
As vezes sou simplesmente um moleque,
Não conseguindo esconder minhas bobagens.
Quem sou eu?
Quem pensa em mim?
Será que sou querido?
Não importa
Eu sou eu,
O mestre,
No disfarce da bobagem
Ou será que sou o Batman? 
(Rafael)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eu recomendo...


A ideia do "Eu recomendo..." surgiu o ano passado em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Eu recomendei a leitura do livro Eu não sou macaco (Tradução: Nilma Lacerda) e a turma pediu para que fizéssemos uma mesa-redonda sobre livros escolhidos por eles. Era época da bienal, aqui no Rio, e eu sem vontade de levá-los até o Rio Centro, pois acho a Bienal um tumulto só!. Na verdade não havia planejado nada disso. Mas aconteceu algo muito especial. Eles se organizaram em grupos, deciram apresentar o trabalho no auditório, de forma que aprendemos com o Crespúculo, Harry Porter, Revistinhas de Mangá e com a coleção Fala sério!. Uma troca, um bate-papo, uma aula para mim. Longe de julgar a qualidade das obras, meu papel era apenas ouvir, ter respeito e aprender.
Depois disso, resolvemos fazer um cartaz chamado "Eu recomendo..." cada um seria responsável pela recomendação, sem neurose de ser semanal ou mensal, ou trabalho para nota.Puro prazer!
"Eu recomendo..." durou pouco tempo (porque já estávamos no fim do terceiro bimestre) na escola, mas ficou na minha cabeça. Lembrei disso hoje, voltando de um encontro do Curso de Letras. Ouvi de vários palestrantes que devemos incentivar à leitura de todas as formas! Eu ouço isso desde 1992, quando comecei o Curso de LETRAS. Ouvimos muito, mas infelizmente praticamos pouco e resolvi contar esta história para aprender também a dividir, porque os alunos me ensinam isso todos os dias com muito mais inteligência do que as teorias apresentadas na Universidade. 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Divulgando no Varal




Divulgando aqui no Varal a Semana dos Quadrinhos que vai acontecer na UFRJ. Achei bem interessante, pena saber com pouca antecedência...há algum tempo venho orientando trabalhos relacionados ao gênero história em quadrinhos e isso me fez ter conhecimento de uma bibliografia significativa sobre o assunto. Infelizmente as gramáticas de língua portuguesa ainda utilizam as tirinhas ou os quadrinhos para apenas e tão somente apresentar conteúdos gramaticais! A leitura dos quadrinhos é surpreendente em qualquer sala da aula, em qualquer disciplina. É preciso, no entanto, ter cuidado para não usar os quadrinhos apenas para enfeitar o material didático...o Brasil precisa de leitores!!!! o resto é o resto com muito blá blá bla.

sábado, 11 de setembro de 2010

A vida segue, o mundo faz charme e finalmente o meu blog está no ar

                                                       Imagem:  www.olhares.com

 Ter um blog não é a grande novidade...o mundo virtual a cada dia apresenta algo mais avançado e fico sem saber se estou ou nao antenada com toda essa parafernália.  Acontece que a ideia de ter um blog surgiu durante um curso de nivelamente de Língua Portuguesa (2009) quando eu ministrava um curso de produção textual para alunos universitários. Sempre me inquietou ter um discurso diferente da prática e já não dava mais para adiar a necessidade de ver alguns textos circulando para espaços além da minha mesa de professora.                                                           

Poderia ser uma tarefa simples ter um blog e escrever sobre as  minhas inquietações e postar a produção de alguns alunos, mas quando abri a página do blogspot me vi atormentada pelas diversas escolhas que precisamos fazer para colocar as letras no mundo virtual. A começar pela escolha do nome do blog! Tentei alguns, nada originais, e cheguei no Letrados de nível., seria um blog da turma. Mas aí o curso já estava acabando, período de fechamento de notas, fim de ano. Fim do blog. Ele existe mas não aconteceu.
Este ano fui presenteada por um casal muito simpático: Eduardo (meu aluno da Universidade) e sua namorada Carol. Os dois tramaram tudo...a escolha do nome e o desenho do varal....sem contar o incentivo bem humorado que eles sempre me dão: escrever para me divertir. Agora sigo por aqui a pendurar ideias...